Notícias de 2018

Matemateca no Campeonato de Jogos Matemáticos

Exposição da Matemateca no 1º Campeonato de Jogos Matemáticos, evento realizado no IME-USP, no dia 10 de Novembro, das 08h00m às 12h00m.

Planejamento para o ensino de matemática. Planejando: acervos e visitas (Aulas 23 e 24)

Os Profs. Claudio Possani e Deborah Raphael discutem o uso de materiais concretos no ensino da matemática e sobre exposições de matemática. Estas conversas fazem parte das aulas do curso de Licenciatura em Matemática da UNIVESP (disponível no YouTube)
Aula 23: https://www.youtube.com/watch?v=y00N8HGlrqc&t=12s
(26.07.2018)
Aula 24: https://www.youtube.com/watch?v=K2G9OLahHMw
(26.07.2018)

Matemateca na Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP-Cubatão

Exposição da Matemateca na Semana de Ciência e Tecnologia, evento realizado no IFSP do campus de Cubatão, entre os dias 22 e 25 de Outubro no período integral.

Exposição da Matemateca na Semana de Licenciatura

Exposição da Matemateca na Selic (Semana de Licenciatura) 2018, evento realizado no IME-USP na semana do Dia do Professor, entre os dias 15 e 19 de Outubro no período integral.

Evento OBMEP e pequena mostra Matemateca

A Matemateca participou da OBMEP, evento realizado no IME-USP no dia 6 de Outubro no período matutino.

Exposição da Matemateca na Feira USP e as Profissões

A Matemateca participou da 12ª Feira USP e as Profissões, evento realizado no Parque CienTec entre os dias 16 e 18 de Outubro.

Exposição da Matemateca na UNICAMP

A Matemateca participa da II Semana do Professor de Matemática da UNICAMP, evento organizado por alunos de Licenciatura em Matemática da UNICAMP, de 07 a 10 de agosto de 2018, das 13h às 18h.

Deborah Raphael no ICM2018

A Profa. Deborah Raphael, Vice-Diretora da Matemateca, participou da mesa-redonda "Math museums: a worldwide explosion", como parte da Seção 18 - Mathematics Education and Popularization do International Congress of Mathematicians (ICM), no dia 04.08.2018. A mesa-redonda, de 1h30 de duração, teve como moderadora Cindy Lawrence (MoMath) e contou também com a participação de Albrecht Beutelspacher (Mathematikum, in Giessen), Sylvie Benzoni (Institut Henri Poincaré) e Sujatha Ramdorai (University of British Columbia, Canadá).

Matemateca na Virada Malba Tahan 2018

Como de costume, a Matemateca integrou as atividades expositivas da Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, que ocorreu nos dias 04 e 05 de maio, no IME-USP.

Matemateca na SFPMRS

Exposição da Matemateca no II Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, evento realizado no Biênio da Poli-USP (entre os auditórios), no dia 30 de Novembro, das 16h00m às 18h30m.

Exposição na Semana de Calouros do IME-USP

Os calouros de 2018 puderam ter contato com a Matemateca durante a Semana de Recepção, no dia 27.02.