VAGÃO DESAJEITADO

Não é o dia a dia das ferrovias, mas pode ser um problema quando vigas gigantes são transportadas em estradas sinuosas: e se o vagão for grande demais em relação à curva dos trilhos?

Se a entrada e a saída da região sinuosa estão na mesma reta, e qualquer que seja o tamanho do vagão, será sempre possível fazer a travessia? Veja na figura o problema de tirar a hipótese sobre a entrada e a saída. Note que o vagão da figura é grande demais para conseguir sair, pois é preciso que em algum ponto ele fique perpendicular às direções de entrada e saída, mas isso é impossível, por causa do seu tamanho.

Até agora, os únicos exemplos conhecidos que não dão certo só são possíveis no mundo matemático. Sabe-se também que, em certo sentido, o vagão consegue fazer a travessia na maioria das situações. Um problema abstrato que ainda não foi completamente resolvido pelos matemáticos.

Dê uma olhada neste vídeo em stop-motion que mostra como pode se fazer a travessia do trem em uma das peças presentes no acervo da Matemateca. Ficou com vontade de tentar também?

Vídeo: Rodrigo Tetsuo Argenton.

Esta página da Wikipedia fala um pouco sobre o vagão desajeitado, explicando o que ele é e qual o objetivo deste "jogo". Também menciona brevemente sobre o estudo de funções e sobre o papel de jogos como esse na educação matemática.

Na verdade, a peça do vagão desajeitado foi criada baseada no problema relatado nesta página da Conan Wu. Será que vocês conseguem ver as semelhanças? Aproveitem para olhar outras coisas interessantes em seu blog.