Notícias

  • Exposição da Matemateca na UNICAMP
    A Matemateca participa da II Semana do Professor de Matemática da UNICAMP, evento organizado por alunos de Licenciatura em Matemática da UNICAMP, de 07 a 10 de agosto de 2018, das 13h às 18h.
  • Deborah Raphael no ICM2018
    A Profa. Deborah Raphael, Vice-Diretora da Matemateca, participou da mesa-redonda "Math museums: a worldwide explosion", como parte da Seção 18 - Mathematics Education and Popularization do International Congress of Mathematicians (ICM), no dia 04.08.2018. A mesa-redonda, de 1h30 de duração, teve como moderadora Cindy Lawrence (MoMath) e contou também com a participação de Albrecht Beutelspacher (Mathematikum, in Giessen), Sylvie Benzoni (Institut Henri Poincaré) e Sujatha Ramdorai (University of British Columbia, Canadá).
  • Matemateca na Virada Malba Tahan 2018
    Como de costume, a Matemateca integrou as atividades expositivas da Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, que ocorreu nos dias 04 e 05 de maio, no IME-USP.
  • Exposição na Semana de Calouros do IME-USP
    Os calouros de 2018 puderam ter contato com a Matemateca durante a Semana de Recepção, no dia 27.02.
  • Uma pequena exposição para MAT1500
    A Matemateca montou no Bloco B, no dia 09.12.2018, uma exposição para os alunos e professores das escolas envolvidas na disciplina de MAT1500 - Projetos de Estágio. Essa disciplina é obrigatória para os alunos de Licenciatura em Matemática do IME-USP e, paralelamente, professores da rede pública se inscrevem em um curso de extensão "Projetos de Estágio: aprendendo matemática com projetos". Os alunos de graduação do IME desenvolvem projetos de estágio junto com estes professores e, frequentemente, visitam as escolas para a aplicação de seus projetos. Os alunos das escolas sempre mostram interesse em conhecer a USP, mas pensam ser algo muito distante deles. Diante disto, surgiu a ideia de que uma seleção desses alunos pudesse vir conhecer o IME, para uma exposição da Matemateca.
  • Semana USP de Ciência e Tecnologia
    No contexto da Semana Nacional de C&T 2017, com o tema "A matemática está em tudo", a USP organizou sua edição local, de 23 a 28 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da USP. Destaque para a reportagem “Semana USP de Ciência e Tecnologia dá destaque neste ano à matemática”, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo – Seção I, II – São Paulo, 127 (200), de 25 de outubro de 2017, em que o Prof. Eduardo Colli fala como um dos organizadores do evento e bastante destaque é dado à Matemateca.
  • Matemateca em Pedreira e Serra Negra
    Como atividade vinculada à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Prof. Orlando Stanley Juriaans levou um conjunto de peças da Matemateca e montou duas exposições, uma em Pedreira e outra em Serra Negra.
  • Reportagem no Jornal da USP
    “Matemateca”: a arte de desmistificar e atrair para a matemática. Artigo investiga os segredos do sucesso por trás de uma exposição sobre matemática. Artigo de 15.08.2017.
  • Reportagem na Agência Universitária de Notícias
    "A matemática que encanta: muito além dos cálculos e números. Professor do IME-USP coordena a exposição interativa Matemateca", por Ana Carolina Aires, em 07.06.2017.
  • Matemateca na Virada Malba Tahan 2017
    Pela segunda vez, a Matemateca integrou as atividades expositivas da Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, que ocorreu nos dias 05 e 06 de maio, no IME-USP.
  • Livro da disciplina MAP2001 - Matemática, Arquitetura e Design
    A disciplina MAP2001 é o principal resultado acadêmico da parceria entre a Matemateca e o LAME – Laboratório de Modelos e Ensaios da FAU. As três primeiras edições da disciplina ensejaram a publicação do livro Matemática, Arquitetura e Design. Transgredindo fronteiras, de Artur Rozestraten (FAU), Deborah Raphael e Eduardo Colli. O livro foi finalizado no início de 2017 pela Editora Edgard Blucher e está disponível em PDF na página da editora. Fizemos um evento de discussão sobre o livro na sala 813 do LAME, em 04.05.2017, com os autores e a mediação do Prof. Khaled Ghoubar (FAU). E a quarta edição da disciplina ocorreu no segundo semestre, com exposição dos trabalhos finais na Lanchonete do Bloco B do IME-USP, no dia 05.12.2017.
  • Matemateca estabelece parceria com o CEPID NeuroMat
    A parceria foi estabelecida com o objetivo de registrar em imagens e vídeos uma parte do acervo da Matemateca, disponibilizando-a na plataforma Wikimedia Commons, que dá suporte às imagens e vídeos mostrados na Wikipedia e outras plataformas da Wikimedia. Veja as "categorias"
  • São Paulo School of Advanced Algorithms, Combinatorics and Optmization
    De 18 a 29 de julho de 2016, no Centro de Difusão Internacional da USP.
  • Estudantes da Delft U
    Para receber os estudantes da Delft University of Technology (Holanda), montamos uma pequena exposição no Salão de Chá do Bloco A do IME-USP, em 06.07.2016.
  • Virada Malba Tahan 2016
    Primeira participação na Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, dias 06 e 07 de maio de 2016.
  • Palestra-show para mágicos
    O Prof. Eduardo Colli apresentou algumas peças da Matemateca para o Grupo de Estudos Mágicos Misdirection, em 02 de maio de 2016, no Teatro Studio 184.
  • Semana de Calouros 2016
    Uma exposição para receber os ingressantes do IME-USP, de 15 a 19 de fevereiro.
  • Palestra em Coimbra
    O Prof. Eduardo Colli proferiu a palestra "Sobre exposições interativas e o exemplo da Matemateca", na I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, realizada em Coimbra entre 28 a 31 de outubro de 2015.
  • Virada Científica 2015
    A Matemateca participou com uma exposição no IME dentro da II Virada Científica da USP, realizada em 17.10.2015.
  • Palestra em Rio Claro
    O Prof. Eduardo Colli proferiu a palestra "Matemateca: uma exposição de Matemática", na 35ª Semana de Estudos da Matemática (SEMat) UNESP, Rio Claro, em 20.10.2015.
  • Artigo
    Eduardo Colli e Deborah Raphael. O que é uma exposição de matemática? Revista de Cultura e Extensão da USP, n. 13, Supl., p.75-90, set/2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9060.v13isupl.p75-90
  • Semana de Recepção aos Calouros 2015
    Uma exposição da Matemateca montada especialmente para os alunos ingressantes do IME, entre 23 e 27 de fevereiro.
  • Elegância na Matemateca
    Esse é o título da reportagem da Revista FAPESP, assinada por Neldson Marcolin, em dezembro de 2014, por ocasião da exposição da Matemateca realizada no novo prédio da Reitoria.