Doações

A Matemateca aceita doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma conta da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Os recursos adquiridos serão utilizados para a criação de novas peças, reparo das peças danificadas e aumentar a visibilidade do acervo, tanto dentro do Instituto quanto em exposições temporárias.

A Matemateca é um centro de difusão e ensino em matemática criado por professores do IME-USP, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e CNPq. Ela tem como objetivo quebrar as barreiras da linguagem da matemática por meio da confecção de objetos interativos. A Matemateca tem um lado para apoiar os professores do IME-USP, mas também tem para motivar e encantar as pessoas com a matemática.

As peças criadas pela Matemateca procuram sempre explorar algum aspecto lúdico, inusitado, desafiante ou contemplativo relacionado a Matemática básica e superior. Com isso, as peças atraem todo tipo de público, podendo ser vistas em diferentes camadas, o que elimina um filtro prévio para atingir as pessoas que vem visitar.

Atualmente, a Matemateca enfrenta dificuldades em se manter e expandir suas peças e exposições. O grande sonho é ter um espaço próprio, mas para montar a exposição são necessários recursos. Como há uma dificuldade imensa em encontrar um profissional que consiga trazer a teoria do objeto para a prática, o valor torna-se muito variável para cada ideia. Quanto mais simples, menor o seu custo, o que dificulta a produção de peças mais complexas.

As doações servirão para cuidar da manutenção das peças já existentes, e para a criação de novas peças. Além disso, os recursos também seriam utilizados para contribuir com as exposições das peças, o que ajudaria a Matemateca a chegar em mais espaços.

Para realizar uma doação, entrar em contato pelo e-mail da Matemateca: matemateca@ime.usp.br ou patty@ime.usp.br.