ANAMORFOSE DO CILINDRO ESPELHADO

Estamos acostumados a achar que o sistema cartesiano é o melhor sistema de coordenadas, por ser o mais “natural”. Mas isso nem sempre é assim. Neste exemplo, se quisermos ver retas através do espelho, teremos que desenhar curvas no papel. Tente desenhar retas, círculos, triângulos e retângulos, para serem vistos como tais através do espelho. E se curtir um desafio, como você geraria uma imagem para pôr no papel, no sopé do cilindro, de forma que ela apareça “corrigida” através do espelho?

Muitos artistas se dedicam à arte anamórfica, tanto com cilindros espelhados quanto com outros recursos de distorção e perspectiva.

Pela imagem abaixo, percebe-se que, olhando de frente para a peça, é bem difícil de enxergar o que ela representa, mas é ao olhar seu reflexo no cilindro que a mágica acontece!

Página da Wikipedia sobre anamorfose, a qual mostra como esta é observada em áreas como geometria, nomografia, óptica, artes visuais, entre muitas outras!

Vídeo do canal Bora Passar, mostrando a anamorfose na geografia! Especificamente, sobre como ela é utilizada na cartografia.                                                  

Ainda mostrando a ideia de mapas anamórficos, o World Mapper apresenta diversos mapas nesse formato, muitos sobre vários assuntos atuais e relevantes.

Página do Street Painting 3D sobre o Quarto Anamórfico de Leon Keer, mostrando a enorme presença desse estilo na Arte.

Página do Futility Closet que mostra a anamorfose na arte de M.C. Escher, inclusive tendo o cilindro como referência.