BRAÇOS ARTICULADOS

Na robótica, é importante ter controle sobre mecanismos articulados. Qual o alcance dos “braços” de um certo robô? O espaço de posições possíveis desses mecanismos costuma ser intrincado.

O uso de braços articulados pela NASA

No mecanismo que apresentamos abaixo, usamos cores para compreender o alcance de cada braço. Se não estivesse ligado aos demais, cada braço permitiria posicionar o ponto vermelho ao longo de um anel circular, que está representado na prancha por uma das cores primárias vermelho, verde ou azul.

Nas posições permitidas aos 3 braços simultaneamente a cor é branca (a mistura das 3 cores em iguais proporções). Nas posições em que nenhum alcança, a cor é preta. E naquelas em que apenas dois podem, é a mistura (por adição) das duas cores correspondentes. Portanto, a região branca, que é uma espécie de hexágono com arestas circulares, é o conjunto de pontos acessíveis ao mecanismo.

Imagem: Alisson Ricardo.
Imagem: Alisson Ricardo.

Esta página da RepRap fala sobre a Geometria Delta, que se relaciona com a ideia do alcance do braço articulado, de um ponto de vista mais geométrico. A página é em inglês, mas possui alguns desenhos que facilitam a compreensão!


Este tipo de articulação é muito presente na robótica, com tecnologia bastante avançada. Esta página do Citisystems mostra os seis principais tipos de robôs industriais. Um deles é o "robô articulado", o qual traz inúmeras vantagens e tem muito de sua base na matemática!

Esta página do portal da DMG Lib - Digital Mechanism and Gear Library - traz diversos modelos de mecanismos e máquinas, explicando suas características estruturais e funcionais. Esse tipo de mecanismo possui muitas articulações, então é uma ótima forma de vê-las na prática!