ELIPSÓGRAFOS

Como diz o nome, um elipsógrafo desenha uma elipse. Há vários mecanismos que desenham elipses, e compreender o funcionamento de cada um é compreender alguma caracterização dessa curva.

Mas o que é uma elipse? Há várias caracterizações possíveis.

A mais usual é como o lugar geométrico dos pontos cujas distâncias a dois pontos fixados (focos) somam uma constante. Outra é que são os pontos de coordenadas (a cosθ, b senθ), com a e b fixos e θ variando de 0 até 2π.

No Renascimento, apareceram várias propostas de mecanismos que desenham curvas. As aplicações práticas eram muitas: problemas de perspectiva e projeção em desenhos e plantas, estudos para a construção de relógios de sol, astrolábios, etc.

Kepler mostrou que as curvas cônicas (elipses, parábolas e hipérboles), estudadas por Apolônio quase dois milênios antes, aparecem no movimento dos planetas e cometas do Sistema Solar.

Esta página da Wikipedia mostra a elipse de um ponto de vista um pouco mais formal, definindo-a como lugar geométrico, explicando-a por meio de coordenadas polares e apresentando suas propriedades e particularidades.                                                                                                                

Esta página do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp traz o estudo das cônicas conectado-as à astronomia. Além do vídeo bem interessante, ainda traz um guia para o professor, dando ideias de como ele pode utilizar esse conteúdo em sala de aula!

E já que falamos sobre astronomia e Kepler, esta página da Só Física explica resumidamente as 3 Leis de Kepler, mostrando que os planetas descrevem órbitas elípticas, descrevendo e relacionando a área percorrida pelo planeta ao tempo, entre outras explicações sobre o tema.

Elipsógrafo é um termo geral para um aparato que desenha elipses. O tresmalho de Arquimedes é um exemplo particular de um elipsógrafo, e esta página da Wikipedia explica muito bem o que ele é! Além disso, ela também conta com outra forma de ver a elipse - por meio da parametrização - e com diversas imagens e diagramas que ajudam no entendimento dos conceitos apresentados.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Ainda sobre o mecanismo, este vídeo do canal Bruce Yeany traz alguns elipsógrafos diferentes sendo usados (inclusive um tresmalho de Arquimedes), mostrando como há algumas formas possíveis de montar um mecanismo que possa realizar essa tarefa. Durante o vídeo, ele usa um tipo de "tresmalho hexagonal", mas será que ele é capaz de desenhar elipses? Tentem modelá-lo e vejam o que ocorre! Ao final, Bruce ainda explica como montar um de uma forma bem simples e caseira, usando barbantes, mostrando que todos podem ter seu próprio elipsógrafo!