JOGOS DE TABULEIRO

Os jogos de tabuleiro abaixo são de domínio público, idealizados por Lucas Hashi e feitos em parceria com a Matemateca, responsável pela confecção dos tabuleiros e das pecinhas.

JOGO DA ONÇA

O Jogo da onça tem dois jogadores, cada um assumindo o personagem ou de onça ou de cães. Estes últimos têm o objetivo de cercar a onça, deixando-a sem movimento, enquanto a onça deve comer 6 ou mais cães. Isso tudo é dado em um tabuleiro como o da imagem abaixo, no qual é possível entender os movimentos de cada um durante a partida.

RAPOSA E GANSOS

O Raposa e Gansos também tem dois jogadores, cada um assumindo o papel ou de raposa ou de gansos. Ele é bem parecido com o jogo anterior, mas a raposa precisa comer os gansos até que sobrem três ou menos. A maior diferença é a forma do tabuleiro (observe abaixo), o que altera consideravelmente as possibilidades de movimentos.

JOGO DA SELVA

O Jogo da selva tem dois jogadores e oito animais como peças: rato, gato, cachorro, lobo, guepardo, tigre, leão e elefante, colocados em uma escala de nível de força, como mostrada no tabuleiro. Um animal pode comer qualquer outro de menor força que a sua, com uma exceção em relação aos elefantes e ratos (ratos podem comer elefantes, mas a recíproca não é verdadeira).

O objetivo é chegar na caverna do oponente ou eliminar todos os animais do oponente.

Para isso, há várias estratégias a serem feitas, até porque alguns dos animais têm movimentos próprios. Por exemplo, somente o rato pode andar na água e, além disso, ele também pode impedir que outro animal passe por esse lugar enquanto ele estiver ali.

Existem "casas especiais": a água e as armadilhas, onde há algumas regras específicas a serem seguidas, todas descritas no tabuleiro.

TRILHA

Este jogo também é jogado com dois participantes, os quais se revezam em duas etapas: o posicionamento das peças e a movimentação.

O objetivo do jogo é fazer sobrarem apenas duas peças do adversário ou fazer com que ele não tenha mais movimentos válidos possíveis.

Tanto no posicionamento quanto na movimentação, ambos descritos no tabuleiro, se um jogador formar uma trilha, isto é, 3 peças alinhadas e adjacentes, pode escolher uma peça do adversário a ser retirada, a qual não volta ao jogo sob nenhuma hipótese.

Há a possibilidade de empate nesse jogo, o qual ocorre se não houver nenhum vencedor após 10 jogadas em que ambos os participantes estejam com 3 peças cada um.