PLAXIS

O jogo Plaxis foi desenvolvido por alunos que cursaram MAP2001 - Matemática, arquitetura e design - em 2017, uma optativa aberta a alunos do IME e da FAU. O nome Plaxis surgiu de uma mistura de plan + axis, que nada mais é do que a junção das palavras plano e eixo em inglês, respectivamente.

O processo de criação desse jogo 3D teve como base um jogo de tabuleiro chamado Mijnlieff. Durante a partida, cada um dos dois jogadores receberá quatro tipos de peças diferentes, que interferem de alguma forma na jogada do adversário.

Primeiras peças do Plaxis em arame e acetato.

Após alguns problemas em relação ao tempo de jogo e à sua jogabilidade, algumas adaptações fizeram com que o jogo fosse bem similar a um Jogo da velha 3D. Dessa forma, o jogador que fizer uma linha de três peças primeiro vence o jogo, levando em conta que as jogadas sempre são baseadas na peça jogada anteriormente.

Esse tipo de jogo em 3D permite que as pessoas desenvolvam uma percepção espacial de forma simples, dinâmica e divertida. Durante os jogos, podem entender melhor como é dada a relação de eixos e planos que estão atuando sobre uma peça em um determinado lugar, além de conseguirem enxergar linhas de três dentro do cubo formado pelo tabuleiro.

Versão final do tabuleiro e das peças.

REGRAS DO PLAXIS

O objetivo é ser o primeiro a conseguir três peças da sua cor alinhadas diagonal, horizontal ou verticalmente, em relação a todos os planos.

De início, cada jogador escolhe uma cor e recebe as 16 peças da cor escolhida. A pessoa que inicia o jogo pode colocar uma de suas peças em qualquer casa. As próximas jogadas serão orientadas pela última peça colocada.

Há duas peças que podem ser colocadas:

  • Indicador de eixos: ao posicionar essa peça no tabuleiro, o jogador seguinte é obrigado a colocar a próxima peça em um dos três eixos perpendiculares que intersectam a casa escolhida anteriormente.
  • Bloqueador de planos: ao posicionar essa peça no tabuleiro, o jogador seguinte é impedido de colocar a próxima peça nos três planos perpendiculares entre si que intersectam a casa escolhida anteriormente. O próximo jogador poderá colocar a peça em qualquer casa exceto nas impedidas.

Uma observação importante: se um jogador colocar uma peça em um determinado lugar que faça com que o seu adversário não tenha onde posicionar sua peça, ele joga novamente, podendo colocar sua peça em qualquer espaço livre.

Este vídeo do canal VemKaJogar mostra como jogar o Mijnlieff, jogo de tabuleiro que inspirou a criação do Plaxis. Ele é considerado um jogo de tabuleiro abstrato, onde seu adversário é quem determina onde você pode jogar, além de ser matemático, pois auxilia no desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico.