RODAS DENTADAS
Inicie o movimento com todas as flechas na vertical e apontando para cima. Comece a rodar observando a engrenagem azul. Quantas voltas da roda azul são necessárias para que o mecanismo volte à posição inicial?
Você pode responder o desafio simplesmente contando as voltas da engrenagem azul. Mas poderia também prever o resultado sem sequer colocar a mão no aparato.
O que importa aqui é o número de dentes das engrenagens. A flecha da roda azul volta à posição inicial quando essa roda der uma volta, ou seja, quando passarem 20 dentes da engrenagem. De novo a flecha volta à posição inicial quando passarem 40 dentes, 60 dentes, etc. Dá-se algo análogo com as outras rodas.
Conclusão: todas as flechas estarão de novo na posição inicial quando o número de dentes que passarem for um múltiplo de 20, de 30 e de 48, ao mesmo tempo. Na primeira vez que ocorre é o mínimo múltiplo comum (MMC) dos três números. E aí, quantas voltas dá a roda azul para que o mecanismo volte à posição inicial?
O princípio das rodas dentadas é usado em bicicletas, para que o número de pedaladas não necessite ser exatamente igual ao número de voltas da roda.
Se quiser ver um pouco mais sobre esse mecanismo, dê uma olhada no vídeo abaixo! Aproveite e confira os outros vídeos bem legais que tem no canal da Matemateca!