ARRUELAS DESCENDENTES

Essas arruelas, quando descem pelo parafuso, logo atingem uma velocidade constante. Elas se comportam como um paraquedas, em que a resistência do ar iguala a aceleração da gravidade.

Quando a velocidade é constante, o deslocamento é proporcional ao intervalo de tempo decorrido. Diz-se que há uma relação linear entre deslocamento e intervalo de tempo.

Relações lineares são as mais simples que aparecem nos modelos matemáticos. São as não lineares que geram as complicações. Um exemplo é a queda livre sem atrito, em que a velocidade aumenta com o tempo e, portanto, nesse caso, deslocamentos iguais não são feitos com velocidades iguais.

Página do Suporte ao Minitab sobre relações lineares e não lineares, mostrando como isso é visto na Estatística. Afinal, pode-se ver o experimento acima como estatístico, para fazer ajuste de reta.


Quando a velocidade é constante, como ocorre com as arruelas a partir de certo ponto, é caracterizado umm movimento uniforme, o qual é explicado de forma simples e direta no vídeo do canal Descomplica!                                                                                                                             

Essa página do Física e Vestibular explica a força de resistência do ar, distinguindo-a em função de altas e baixas velocidades, explicitando como um movimento da queda de um paraquedista, por exemplo, pode caracterizar-se como um movimento uniforme, assim como o das arruelas.