O CONE QUE SOBE A RAMPA

A Lei da Gravidade diz que tudo tem que descer, a não ser que tenha um apoio. Para subir, é preciso alguma fonte de energia.

Esse cone não tem motor e nem pernas. Também não há nenhum ímã que o puxe. Nenhum segredo escondido. Você está vendo tudo que se passa.

Mas se não é mágica, nem truque… então as leis da Física estariam sendo desrespeitadas?

Felizmente não! Basta olhar do jeito certo para enxergar o que se passa!

Qual é a sua interpretação?

Este vídeo do canal Manual do Mundo ensina como montar um cone antigravidade como esse do nosso acervo! Além disso, ele também explica os conceitos físicos envolvidos em sua montagem de uma maneira bem didática.

Já que comentamos sobre leis da física supostamente desrespeitadas, este artigo da Inovação Tecnológica explica um pouco sobre a antigravidade, uma teoria nova super interessante, aplicável em alguns casos bem específicos.

Esta peça explora as propriedades gravitacionais de pequenos objetos sobre a superfície da Terra, onde a força gravitacional praticamente atua uniformemente na direção vertical e para baixo, mas isso se insere em um contexto mais geral, da teoria da gravitação universal de Newton. Esta sequência de vídeos da Khan Academy explica um pouco sobre essa teoria, trazendo uma visão tanto teórica quanto dos cálculos envolvidos neste tipo de estudo.

A teoria da gravitação universal de Newton foi aprimorada pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que inclusive já fez mais de 100 anos! Este artigo da Super Interessante conta um pouco sobre a descoberta feita por Albert Einstein, bem como as dificuldades envolvidas na generalização de sua teoria, dando uma visão histórica, mas também física de seu revolucionário estudo.