DESENHO DE CIRCUNFERÊNCIAS

A maneira mais comum de se desenhar uma circunferência é usando um compasso, mas não tem muita graça fazer isso, então mostramos aqui outra maneira de se desenhar circunferências, ou ao menos pedaços delas.

Esses mecanismos apoiam-se no Teorema do Arco Capaz. Para vê-lo aplicado, fixamos uma circunferência e também uma corda dessa mesma circunferência. Como a corda divide a circunferência em dois arcos, podemos escolher um deles e tomar um ponto qualquer nele. Daí, o teorema diz que o ângulo que esses pontos fazem com os dois extremos da corda é sempre igual.

O mecanismo então faz o contrário: fixa o ângulo com duas semirretas, força-as a passar pelos extremos da corda e o vértice traça o arco da circunferência! O vídeo abaixo mostra um pouco de como esse mecanismo funciona.

Como foi dito, é possível desenhar um arco capaz sem o uso dessa peça, apenas usando régua e compasso. Este artigo da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - explica passo a passo como fazer isso e, ao final, mostra como era para ter ficado. Tente construir o arco pedido e, quem sabe, até outros com diferentes angulações!

Arco capaz é a denominação de certo arco. A corda do círculo onde o arco termina é vista por qualquer ponto do arco com o mesmo ângulo, o qual é denominado ângulo inscrito. Esta página da Wikipedia fala sobre esse ângulo, explicando, sob um ponto de vista um pouco diferente, o arco capaz ao qual estamos acostumados.

Se estamos falando sobre o lugar geométrico dos pontos que enxergam determinado segmento, passamos a falar sobre um par de arcos capazes, ao invés de apenas um. Esta página da D!namática explica o que são esses arcos, além de trazer uma tela interativa que permite a alteração dos ângulos e da posição do ponto envolvido na construção!

E já que falamos sobre o desenho de circunferências, esta página da InfoEscola traz algumas informações sobre a circunferência e seus elementos, além de explicitar alguns conceitos e fórmulas envolvidas em seu estudo. A página também traz alguns exercícios sobre o tema que podem ser realizados para aprimorar os conhecimentos!