O JOGO "HEX"

O jogo Hex foi inventado de forma independente pelo matemático sueco Piet Hein e pelo matemático norte-americano John Nash (foto), aquele que se tornou conhecido por ter sua vida contada no filme “Mente brilhante”.

Parece incrível, mas neste jogo não há empate possível!

Em 2003, Jing Yang, Simon Liao and Mirek Pawlak encontraram uma estratégia vencedora para o primeiro jogador para tabuleiros de tamanho, 7X7, 8X8 e 9X9. Ainda se procura uma solução para o caso geral. Topa uma partida?

Atenção: Para formar o caminho não é preciso tê-lo sempre conectado, basta que ele se forme no final. Pode-se começar, por exemplo, com peças dos dois lados e fechá-lo no meio. Neste tabuleiro, as peças vermelhas ganharam. Você enxerga o caminho?

Nas próximas imagens, fotografadas por Rodrigo Tetsuo Argenton, temos um exemplo de uma partida do Hex! Você faria os mesmos movimentos ou conhece uma estratégia melhor? Consegue identificar claramente o caminho do vencedor?

Esta página da Wikipedia fala sobre o jogo Hex, explicando sua história, suas regras, a estratégia vencedora, a prova de que não há empate, entre outras coisas. Além disso, traz algumas variantes do jogo e o que cada uma tem de diferente da versão original!

Este material do GeoGebra oferece um modelo do jogo para ser impresso por vocês, caso não tenham a oportunidade de ir jogar na Matemateca. Ao final da página, também é trazido uma versão online do jogo, que pode ser jogado por 2 pessoas, se estiverem juntas.

Este arquivo sobre jogos e atividades geométricas traz diversos jogos que podem ser utilizados por professores em sala de aula, para auxiliar os alunos a compreenderem melhor os conteúdos explicados. Um dos jogos presentes no arquivo é, claro, o Hex.

Este vídeo do canal VemKaJogar explica o jogo Hex e quais suas instruções, isto é, como se joga. O vídeo traz uma visão mais lúdica do jogo, fazendo com que a dinâmica de cada partida seja mais compreensível.

Esta página da Wikipedia fala sobre a Teoria dos Jogos, apresentando os tipos de jogos, experiências com tal teoria, além de citar e descrever vários usos dela, como na economia, biologia, ciência da computação, filosofia, entre outros.

O dilema do prisioneiro é um problema importantíssimo da Teoria dos Jogos, apresentado nesta página da Wikipedia. Nela, este dilema é explicado e são trazidos jogos similares e aplicações na vida real, além de uma análise psicológica.