SUPERFÍCIES REGRADAS

O surpreendente nas superfícies regradas é o fato de que uma superfície “curva” possa ser formada utilizando-se apenas retas. Neste exemplo temos o paraboloide hiperbólico, ou sela, e a peça em madeira destaca seu comportamento duplamente regrado (há dois feixes de retas distintos que podem ser usados para construir essa superfície).

O outro objeto destaca o mesmo fenômeno, no caso de um hiperboloide de uma folha: torcendo os discos, ligados por fios esticados, delineiase essa superfície regrada. Ela também é duplamente regrada?

Apesar das peças expostas serem feitas de plástico, metal ou madeira, você pode construir seu próprio paraboloide hiperbólico em casa, usando cartolina!

Os dois links a seguir são folders com as instruções de montagem e com as medidas que devem ser utilizadas para os cortes da cartolina.

Tentem fazer, é super bonito de ver!

Este artigo de Fabricio Alves Oliveira e Dulce Mary de Almeida estuda com bastante profundidade as superfícies regradas, dando sua definição formal, diversos exemplos e interpretações geométricas, além de uma explicação sobre o que são superfícies regradas desenvolvíveis.

Este resumo de aula presente no site da UEL - Universidade Estadual de Londrina - fala sobre superfícies regradas não desenvolvíveis, mostrando suas propriedades e explicitando seus tipos, além de explicar a construção de algumas superfícies, como a de um hiperboloide parabólico sobre um quadrado!

Esta página do Geogebra explica como se pode construir superfícies regradas por meio deste aplicativo. É explicitado como se constrói a superfície e também como se configura alguns valores que a transformam da maneira como o usuário desejar. Além disso, mostra um exemplo de uma já pronta.