JOGO DA VIDA 3D

Nesta peça, em cada ciclo faz-se a leitura dos LEDs acesos e decide-se quais ficarão acesos no próximo ciclo, de acordo com uma regra: “um led estará aceso no próximo ciclo se exatamente 4 vizinhos seus estavam acesos no ciclo anterior”.

A condição inicial é escolhida por sorteio. Toda vez que o padrão de LEDs atinge um estado estacionário (tudo apagado, por exemplo), uma nova condição inicial é sorteada. Senão, o processo é interrompido após um certo número de iterações.

Imagem: Valéria Guimarães

Esta é uma adaptação do célebre Jogo da Vida criado por John Horton Conway, em 1970, que apresenta padrões estacionários, periódicos, autorreplicantes e toda uma fauna de fenômenos que justifica seu nome. Ele se insere numa ampla classe de sistemas dinâmicos chamada de autômatos celulares.

No Jogo da Vida de Conway, a regra é ligeiramente diferente dessa que programamos na versão 3D: uma célula apagada acende se tiver exatamente 3 células vizinhas (das 8 possíveis) acesas. E uma célula acesa só permanece acesa se tiver exatamente 3 ou 4 células vizinhas acesas.

Nessa versão, explorada à exaustão por milhares de pessoas, acontece de tudo! Na próxima imagem, vê-se uma sequência de etapas em que a configuração estável de quatro luzes (o quadradinho) é destruída por um bloco de luzes que se "desloca".

Imagem: Andre Zanki Cordenonsi, na Wikimedia Commons

O jogo da vida de John Conway é muito famoso, e esta página da Wikipedia explica sua origem e suas regras. Além disso, cita alguns exemplos e os algoritmos envolvidos na programação deste jogo. Também mostra algumas variações e programas computacionais notáveis sobre ele!

Se você ficou interessado e quer saber como esse jogo funciona, esta página do site do Marco Gomes mostra um resumo e traz uma versão simples online dele, onde você pode ir "rodando gerações" e vendo o que ocorre com as células iniciais ao longo das rodadas!                                                                                    

Este vídeo do canal Rational Animations explica o que é o jogo da vida do Conway e traz uma configuração de como fica esse jogo a partir de um certo estado inicial. É possível ver ludicamente e quase como uma animação como as células movem-se pelo tabuleiro.

Se quiser mais uma ideia do que as regras desse jogo fazem a partir de algumas células, este vídeo do canal Phillip Bradbury simula-o de forma quase hipnotizante, formando uma incrível composição ao final.