RÉGUA DE CÁLCULO (CIRCULAR)

Antes do surgimento das calculadoras eletrônicas, especialmente as científicas, a régua de cálculo era o único recurso utilizado por cientistas e engenheiros em seus cálculos diários.

Inventado pelo padre inglês William Oughtred (1574-1660), esse instrumento teve seu aperfeiçoamento ligado a vários nomes: Richard Delamain (aluno de Oughtred) apresenta a régua de cálculo circular (1630), R. Bissake apresenta a régua de cálculo com lingueta corrediça (1654), J. Watt aperfeiçoa as graduações das escalas (1779), Amedee Mannheim (oficial francês) introduz um cursor móvel ligando as escalas (1850), por exemplo.

A função central da régua de cálculo é efetuar operações de multiplicação, apoiadas na propriedade log (ab) = log a + log b, transformando um produto numa adição, na escala logarítmica.

Esta página da Wikipedia fala sobre réguas de cálculo, explicitando seus conceitos básicos e as operações que podem ser feitas utilizando-as, detalhando cada uma delas. Além disso, traz um pouco do design físico, sua história e comparações com as calculadoras digitais.

Já esta outra página da Wikipedia fala sobre o sistema, as escalas e a teoria por trás das réguas de cálculo. Além disso, apresenta algumas das operações feitas com ela, por meio de uma tabela que explica como obter o resultado para cada uma delas.

Esta página do Museu Virtual de Matemática traz três réguas de cálculo bastante antigas: uma simples e uma circular de 1622 e uma cilíndrica do século XVII. O interessante é ver fotos das máquinas de calcular que precederam as calculadoras atuais!

Este vídeo do canal SuperVPower explica como usar uma régua de cálculo simples, primeiramente apresentando seus elementos e depois mostrando como obter os resultados das operações de multiplicação, divisão, potenciação e radiciação quadrada.

Por fim, este artigo da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática - traz uma análise de como se pode usar a régua de cálculo circular como instrumento mediador no ensino de logaritmos, sendo apresentadas algumas atividades que podem ser feitas com os alunos.