Notícias de 2017

Uma pequena exposição para MAT1500

A Matemateca montou no Bloco B, no dia 09.12.2017, uma exposição para os alunos e professores das escolas envolvidas na disciplina de MAT1500 - Projetos de Estágio. Essa disciplina é obrigatória para os alunos de Licenciatura em Matemática do IME-USP e, paralelamente, professores da rede pública se inscrevem em um curso de extensão "Projetos de Estágio: aprendendo matemática com projetos". Os alunos de graduação do IME desenvolvem projetos de estágio junto com estes professores e, frequentemente, visitam as escolas para a aplicação de seus projetos. Os alunos das escolas sempre mostram interesse em conhecer a USP, mas pensam ser algo muito distante deles. Diante disto, surgiu a ideia de que uma seleção desses alunos pudesse vir conhecer o IME, para uma exposição da Matemateca.
Clique aqui para acessar o álbum de fotos deste evento

Semana USP de Ciência e Tecnologia

No contexto da Semana Nacional de C&T 2017, com o tema "A matemática está em tudo", a USP organizou sua edição local, de 23 a 28 de outubro, no Centro de Difusão Internacional da USP. Destaque para a reportagem “Semana USP de Ciência e Tecnologia dá destaque neste ano à matemática”, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo – Seção I, II – São Paulo, 127 (200), de 25 de outubro de 2017, em que o Prof. Eduardo Colli fala como um dos organizadores do evento e bastante destaque é dado à Matemateca.

Matemateca em Pedreira e Serra Negra

Como atividade vinculada à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Prof. Orlando Stanley Juriaans levou um conjunto de peças da Matemateca e montou duas exposições, uma em Pedreira e outra em Serra Negra.

Reportagem no Jornal da USP

“Matemateca”: a arte de desmistificar e atrair para a matemática. Artigo investiga os segredos do sucesso por trás de uma exposição sobre matemática. Artigo de 15.08.2017.

Reportagem na Agência Universitária de Notícias

"A matemática que encanta: muito além dos cálculos e números. Professor do IME-USP coordena a exposição interativa Matemateca" , por Ana Carolina Aires, em 07.06.2017.

Matemateca na Virada Malba Tahan 2017

Pela segunda vez, a Matemateca integrou as atividades expositivas da Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, que ocorreu nos dias 05 e 06 de maio, no IME-USP.

Livro da disciplina MAP2001 - Matemática, Arquitetura e Design

A disciplina MAP2001 é o principal resultado acadêmico da parceria entre a Matemateca e o LAME – Laboratório de Modelos e Ensaios da FAU. As três primeiras edições da disciplina ensejaram a publicação do livro Matemática, Arquitetura e Design. Transgredindo fronteiras, de Artur Rozestraten (FAU), Deborah Raphael e Eduardo Colli. O livro foi finalizado no início de 2017 pela Editora Edgard Blucher e está disponível em PDF na página da editora. Fizemos um evento de discussão sobre o livro na sala 813 do LAME, em 04.05.2017, com os autores e a mediação do Prof. Khaled Ghoubar (FAU). E a quarta edição da disciplina ocorreu no segundo semestre, com exposição dos trabalhos finais na Lanchonete do Bloco B do IME-USP, no dia 05.12.2017.