Notícias de 2023

Exposições de 2023

[2023] Neste ano, a Matemateca realizou 25 exposições ao todo, com mais de 4.000 visitantes. Atendemos em maior parte escolas públicas que foram ao IME, e também houve algumas exposições em instituições particulares.

Projeto PRCEU

[2023] A Matemateca foi contemplada pelo Edital PRCEU 02/2022 – Projeto “Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na Universidade de São Paulo”, no valor de R$ 26.000,00, visando aprimorar as condições de itinerância e visibilidade da Matemateca, com: (i) restauração de itens do acervo que passaram a ser menos utilizados devido ao desgaste da manipulação; (ii) inclusão de displays físicos e seus suportes com informações complementares sobre matemática, incluindo aspectos históricos e de contexto contemporâneo, enriquecendo as exposições temporárias/itinerantes; (iii) aquisição de material de consumo (papelão e outros itens) para confecção de embalagens sob medida para as peças, visando ao transporte. Dentre as peças reformadas, estão na lista : poliedros, quebra de simetria, espiralógrafo, par de cubos, elipsógrafo de fio esticado, pêndulos duplos, tabuleiro de Galton, tresmalho de Arquimedes, entre outros. É possível conferir todas essas peças em nosso acervo . E agora, nas exposições da Matemateca, as peças serão ladeadas por dez textos trazendo informações diversas e curiosas sobre a Matemática.

Visita de alunos da UNESP

[2023 dez] Nesse mês alunos de graduação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE, Campus de São José do Rio Preto, da UNESP compareceram a uma exposição no Instituto de Matemática e Estatística da USP.

PIC - OBMEP

[2023 dez] No dia 2 de dezembro a Matemateca recebeu alunos do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), uma iniciativa da OBMEP, que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica. A atividade durou a manhã inteira e teve a presença de 300 pessoas.

Visita Monitorada - Programa USP e as Profissões

[2023 ago] No dia 23 de agosto ocorreu o evento anual da USP "Feira de profissões", no qual a Matemateca contribuiu com a participação de parte do acervo. O evento é destinado à quem pretende prestar o vestibular e tem como objetivo mostar um pouco de cada carreira disponível.

Pedalando com Cultura

[2023 jun] No dia 4 de junho, o campus USP do Butantã será aberto a toda população com um evento inédito em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A Matemateca participará do "Pedalando com Cultura" no horário das 09 da manhã à 1 da tarde. Para mais informações, entre no Instagram da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (@culturanausp). Confira também o Reel feito para divulgação que está no perfil @matemateca_imeusp.

Matemateca na escola Albert Sabin

[2023 mar] Em 23 e 24 de março ocorreu uma exposição de nosso acervo na escola Albert Sabin. O eventou atendeu a 2000 jovens estudantes ao longo dos 2 dias, desde o fundamental I até o Ensino Médio.

Colégio Avenues

[2023 mar] No dia internacional da Matemática, 14 de março, a Matemateca realizou uma apresentação de parte de seu acervo no colégio Avenues, na unidade de São Paulo, para celebrar a matemática e mostrar que é possível se divertir enquanto aprende.

Recepção dos calouros de graduação e pós graduação do instituto

[2023 mar] Na primeira semana de aula do semestre letivo, a Matemateca montou uma exposição no bloco B do Instituto de Matemática e Estatística (IME) para os novos ingressantes conhecerem um pouco do trabalho realizado e das peças do acervo.

Museu Casa de Dona Yayá

[2023 jan] No iníco do ano de 2023 a Matemateca fez uma breve participação na Casa de Dona Yayá, museu localizado em São Paulo, na Bela Vista. A peça Películas de Sabão foi disponibilizada para exibição e contou com um público de mais de 70 pessoas.