Notícias de 2022

Entrevista com Átila Iamarino

[2022 nov] Em setembro deste ano o pesquisador e biólogo Átila Iamarino (@oatila nas redes sociais) e sua equipe do Programa Hiperconectado fizeram uma visita ao instituto e ao Centro de Difusão e Ensino Matemateca para entrevistar o professor Eduardo Colli, do Departamento de Matemática Aplicada e diretor do Centro. Durante a conversa o professor apresentou algumas das peças de nosso acervo a fim de explicar sobre o assunto e também passando pelo Laboratório de Impressão 3D, onde é feito parte de nosso material.                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Em novembro, o episódio do programa, cujo tema é Coordenadas Geográficas, foi ao ar no canal TV Cultura e está disponível no Youtube neste link.

Matemateca na SELIC 2022

[2022 out] No mês de outubro, como tradição de todo ano par, os estudantes do curso de licenciatura do Instituto de Matemática e Estatística organizaram a Semana da Licenciatura no IME, dos dias 17 a 21. Além da exposição programada pela Matemateca, o professor Eduardo Colli também deu uma palestra no dia 17 com o tema “Para conhecer a Matemateca - Um pouco da história da Matemateca, seus objetivos e seus planos futuros".                                                                                                                                                       Para visualizar fotos do evento, acesse o nosso Instagram @matemateca_imeusp.

Matemateca na Feira do Programa USP e as Profissões

[2022 set] Na edição deste ano da Feira USP e as Profissões, que possui por objetivo mostrar um pouco de cada curso para jovens prestes a fazer o vestibular e escolherem uma carreira, a Matemateca contribuiu com algumas peças de seu acervo durante od dias 1, 2 e 3 de setembro. O público estimado foi de 3 000 pessoas e o site do evento está disponível aqui para saber mais informações.

Exposição da Matemateca no colégio Rainha da Paz

[2022 jun] A escola, localizada em Pinheiros, realizou uma exposição nos dias 21 a 25 de junho que contou com algumas peças do acervo da Matemateca. Durante esse período, os alunos foram levados para conhecer e interagir no horário de aula, e no dia 25 também estava aberto para os alunos que quisessem participar novamente e seus pais.

Participação da Matemateca CEU Jaguaré

[2022 jun] No dia 10 de junho houve uma exposição da Matemateca na escola, em que foi aberta aos alunos no período da manhã e da tarde, durante os horários de aula.

Eduardo Colli dá entrevista para o Jornal da USP

[2022 jun] Eduardo Colli, professor do Instituto de Matemática e Estatísticas da USP e diretor do Centro de Difusão e Ensino Matemateca, participou este mês de uma entrevista para o Jornal da USP/Rádio USP com o tema “Para a sociedade avançar, é preciso cultura matemática”, na qual discorreu sobre a importância da matemática para o desenvolvimento da sociedade. Para acessar a conversa completa, clique aqui.

Matemateca participa da Virada Malba Tahan 2022

[2022 maio] A Matemateca contribuiu com a exposição de algumas peças na Virada Malba Tahan, organizada pelo CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, no IME-USP.

Participação da Matemateca na EE Lydia Kitz Moreira

[2022 maio] A escola idealizou um dia especial para celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorado todo o dia 06 de maio em homenagem a Malba Tahan. A Matemateca participou com a doação de 7 peças para a exposição, que foi realizada no recém inaugurado Laboratório de Ciências da instituição, localizada em Guarulhos. Para ver mais detalhes, basta consultar este link. Além disso, alguns vídeos de explicações de parte do acervo foram feitos com a finalidade de serem exibidos para os alunos da escola durante a exposição. Eles estão disponíveis em suas respectivas peças na nossa aba de acervo para quem se interessar.